segunda-feira, 24 de outubro de 2016

marketing juridico

2.2. Sistemas de Marketing


A interação da organização com os ambientes, interno e externo, segundo Cobra (1992) se realiza por meio do composto de marketing, ou seja, Produto,  Preço, Promoção e Praça, também conhecido por 4P’s. De acordo com Churchill e Peter (2000, p. 164) “cada elemento do composto de marketing [...] tem potencial para afetar o processo de compra em vários estágios”.





Fonte: <http://palmetal.com.br/blog/index.php/a-sopa-de-letrinhas-do-marketing-777> Acesso em 28 mai 2010.




Segundo Menck e Moriguchi (2008, p. 305), os 4P’s são uma representação das ferramentas de marketing utilizadas pela empresa. Ou seja, a organização “[...] prepara um conjunto de produtos, estabelece o preço a ser cobrado e as condições de pagamento ou financiamento, onde e como vai vendê-los e escolhe as ferramentas de comunicação mais adequadas para atingir seu público-alvo”.

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autoresponder Para os autores, um produto não é necessariamente algo tangível, pode ser qualquer elemento que satisfaça os desejos e vontades do consumidor final, ou um público-alvo, sendo assim, este pode ser um serviço, uma informação, uma ideia, uma experiência entre muitos outros. Para atender as necessidades do consumidor, segundo Cobra (1992) é preciso que os produtos ou serviços ofertados tenham boa qualidade, que atendam aos gostos das pessoas, que tenham um nome atraente e com serviços e quantias que proporcionem retorno também à organização. Além disso, Churchill e Peter (2000) ressaltam que a aparência física do produto, sua embalagem e rótulo também podem influenciar na escolha do consumidor.
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O Preço deve, além de indicar o valor que o consumidor tem que pagar para obter aquele produto/serviço, se relacionar às técnicas de marketing utilizadas. De acordo com Cobra (1992), o Preço deve ser justo e deve proporcionar descontos estimulantes à compra ou obtenção de serviços, com formas de pagamento ajustáveis e atrativas. A estratégia de preços influencia o consumidor quando este está avaliando alternativas e chegando a uma decisão. Alguns consumidores levam em consideração os produtos com menores preços na hora de adquiri-los. Porém, para produtos de luxo, que são visados por consumidores de maior classe econômica, o preço não necessariamente impede a compra (CHURCHILL; PETER, 2000).


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